Sobre

O que é?

É o urbanismo que valoriza a curta distância entre moradia, trabalho, educação, saúde e lazer, conectados com múltiplos sistemas de transportes coletivos e não motorizados. Nesse novo modelo, o desenvolvimento urbano se volta para o desenvolvimento social.

Por que?

Porque os melhores locais para morar são aqueles onde a população depende menos de transporte individual ou público. Quanto mais caminhável a cidade, mais desenvolvida será, com maior geração de riqueza e economia de recursos.

O que está acontecendo em Jundiaí?

A primeira fase do projeto Urbanismo Caminhável consistiu em avaliações e intervenções no espaço público visando a melhoria da caminhabilidade no centro da cidade. Todas as ações foram realizadas de forma participativa, envolvendo técnicos da prefeitura, consultores e a população interessada. O processo foi documentado através de relatórios, disponíveis para consulta na aba “dowloads”, e está se transformando em política pública através da incorporação de seus conceitos na revisão do Plano Diretor Participativo.

Também fez parte do projeto a instalação dos dois Parklets localizados nas Ruas Barão de Jundiaí e do Rosário. O parklet é uma extensão temporária da calçada. Trata-se de uma ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma sobre a área antes ocupada pelo leito carroçável da via pública e equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas.


Um projeto de:
Prefeitura de Jundiaí
Secretaria de Planejamento e
Meio Ambiente

Realização:
Realização

Urbanismo Caminhável | Desenvolvido por CIJUN