Caminhada “Seu olhar para o centro”

Publicada em 19/05/2015

No sábado, dia 16 de maio, realizamos a caminhada “Seu olhar para o centro”. O objetivo era observar o centro com olhos da população. O percurso foi escolhido conjuntamente de acordo com os lugares sugeridos pelos participantes.

Caminhada Seu olhar para o centro 01

Durante a caminhada, os participantes anotaram no mapa lugares e aspectos das calçadas e dos espaços públicos que consideram agradáveis e outros que necessitam de melhorias.

Caminhada Seu olhar para o centro 02

Na volta ao contêiner, essas observações foram transferidas para o mapa coletivo:

Caminhada Seu olhar para o centro 03

Caminhada Seu olhar para o centro 04

Em relação aos aspectos negativos, os participantes foram convidados a esboçar o maior número possível de ideias para amenizar os problemas encontrados. Algumas das sugestões são apresentadas nos desenhos e vídeos abaixo!

Veja os desenhos:

Caminhada Seu olhar para o centro 05

Caminhada Seu olhar para o centro 06

Caminhada Seu olhar para o centro 07

Assista aos vídeos:

Ana, estudante de arquitetura, defendeu a prioridade aos pedestres.

Cláudio da Cunha enfatizou a importância das árvores.

Décio Predella, Diretor da Secretaria de Planejamento e Prefessor na Universidade São Francisco, salientou a necessidade de melhoria dos passeios públicos.

Luciano Rossi gostaria de ver o Obelisco do Monte Castelo em destaque e integrado ao espaço público E também sugeriu a instalação de placas com informações históricas na Praça Rui Barbosa.

Terezinha Paulino pediu a preservação da Casa Rosa e destacou o problema do emaranhado de fios da rede elétrica.

Ignez de Castro, Professora, propôs uma nova fachada para o Museu da Energia.

As observações, ideias e comentários expressados pelos participantes nos ajudam a conhecer melhor as pessoas que habitam e visitam o centro – seus anseios, interesses e prioridades. Queremos nos desprender de qualquer esteriótipo ou pré-concepção de soluções.

Caminhada-Seu-olhar-para-o-centro-08

O projeto Urbanismo Caminhável é um projeto participativo, quanto mais pessoas participarem e opinarem, mais informações teremos para incorporar em nossas propostas. Participe! Veja os próximos eventos em nossa agenda.

Leia mais sobre

Um projeto de: